ESCOLA MUNICIPAL DE
ENSINO FUNDAMENTAL SANTO ANTÔNIO DE
PÁDUA
ESTUDO DE CASO
ESTUDO
DE CASO: ESTABELEÇA ADAPTAÇÕES CURRICULARES INDICADAS PARA O CASO DA ALUNA
|
||||
ALUNA:
CARLA DA SILVA
TURMA:
7ª SÉRIE
|
||||
DIFICULDADE:
EPILEPSIA
SITUAÇÃO
ATUAL: EM TRATAMENTO
|
DIFICULDADES
APRESENTADAS
|
ADAPTAÇÕES
DE CONTEÚDO
Estratégias
para estimular avanços cognitivos:
|
HABILIDADES
A SEREM DESENVOLVIDAS:
ESTABELEÇA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA AJUDAR A MELHORAR O DESEMPENHO DA ALUNA.
|
|
·
Não tem tido crises convulsivas nos últimos tempos;
·
Aparentemente também não tem apresentado crises de
ausência.
|
·
Apresenta dificuldades em realizar cálculos
matemáticos, no raciocínio lógico, na resolução de problemas e não domina a
tabuada;
·
Lê com travamentos, possui dificuldades em
interpretação, compreensão e análise daquilo que lê;
·
Não consegue realizar pesquisa e nem sintetizar
textos mais longos.
|
emefosorio.blogspot.co.
terça-feira, 4 de junho de 2013
Estudo de caso
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Após a leitura do poligrafo, vendo o caso citado, percebe-se que a melhor forma de atingir um melhor resultado com esta aluna, seria a coordenação pedagógica junto com os professores traçarem estratégias viáveis de se conseguir melhores resultados com a mesma. Tendo um apoio monitorado e um currículo adaptado. Podendo ajudar com as seguintes sugestões:
ResponderExcluirAula lúdica;
Uso de material concreto;
Currículo flexível;
Uso de uma sala motivacional;
Apoio de uma equipe profissional.
Sabendo que a rede municipal de Gravataí desde o ano de 2006 pertence ao Sistema Municipal de Ensino e que a legislação que norteia nossas escolas são as elaboradas pelo Conselho Municipal de Educação juntamente com a legislação federal, entendo a possibilidade de adaptar o currículo para esta aluna e penso que ele poderá ser feito através dos tópicos listados abaixo.
ResponderExcluirPara as dificuldades nas atividades de matemática:
Leitura das perguntas dos testes pelo professor, preferencialmente uma de cada vez e não a leitura do teste como um todo;
Evitar comentários negativos perante o insucesso da aluna, principalmente em público;
Atribuir tarefas que consiga realizar, aumentando gradualmente o grau de dificuldade;
Fornecer apontamentos escritos sobre a matéria dada;
Explicar individualmente todas as atividades;
Solicitar a família reproduzir o material dado em aula nas paredes de casa.
Para as dificuldades de português:
Colocar a aluna num lugar da frente;
Estimular a participação oral e permitir a avaliação dessa forma;
Evitar a leitura em voz alta perante os colegas;
Preferir perguntas curtas e diretas nas fichas de trabalho e nos testes (preferencialmente perguntas de ligação, escolha múltipla em detrimento de perguntas de desenvolvimento);
Os textos e testes devem ter um espaçamento e uma letra maior;
As perguntas devem ser feitas com referência a parágrafos ou linhas a reler;
Não penalizar os erros ortográficos na produção escrita;
Explicar, sempre que possível, o vocabulário mais difícil, utilizando o dicionário.
Sempre que possível certificar que o aluno passou a informação do quadro e a indicação do trabalho a realizar em casa.